Minas Gerais  |  A beleza tira o fôlego e a hospitalidade devolve! Siga-nos no facebook

CONHEÇA A GRUTA DO MAQUINÉ

Data: 23/11/2012 Créditos:Clara Senra (Equipe VisiteMinasGerais)

A Famosa Gruta do Maquiné foi descoberta em 1825 pelo fazendeiro Joaquim Maria Maquiné que na época era proprietário das terras. Ela foi explorada cientificamente em 1834 pelo naturalista dinamarquês Dr. Peter Wilhelm Lund que, em seguida, mostrou ao mundo as raras belezas naturais, e foi na Lapa Nova de Maquiné que Peter Lund descobriu pela primeira vez ossadas fósseis do tigre-dente-de-sabre e da preguiça gigante.

A Gruta possui 51 hectares, 720m de Altitude e sete salões explorados, totalizando 650m lineares e desnível de apenas 18m, com boa iluminação e passarelas, ela oferece aos visitantes um passeio inesquecível onde existem seis guias preparados que podem chegar a conduzir até 40 pessoas de cada vez e dois funcionários que atuam na segurança da gruta. A Gruta do Maquiné é responsável pela evolução da ação das águas sobre a rocha calcária, a qual vai se desgastando e através de sua dissolução se formam galerias subterrâneas denominadas cavernas.

Abraçada de ornamentos naturais, ela apresenta um dos mais belos acervos de espeleotemas, que são formas resultantes da deposição da calcita. Os principais encontrados lá são as estalactites, estalagmites, colunas, cortinas e represas de travertino.

A Gruta do Maquiné conta também com uma infra-estrutura de visitação que oferece dois restaurantes e lojas de produtos artesanais para os turistas levarem um pouquinho da gruta para a casa.

Não deixe de conhecer essa maravilha!

Endereço: Via Alberto Ramos, MG 231 - Km 7 - Zona Rural

Dias e Horários de Funcionamento: Todos os dias de 8:00 às 17:00 h.

Acesso: Partindo do receptivo turístico (entrada da cidade), seguir no sentido da Capela de São José. Entrar na terceira rua à esquerda (Travessa Francisco Xavier de Souza Júnior), em seguida virar a primeira à esquerda, na Rua Idelfonso Mascarenhas e depois a primeira à direita já na Via Alberto Ramos. Existem placas indicando esse trajeto.

Informações: (31) 3715-1078 / 1310


Por Clara Senra

CIDADES

CORDISBURGO (Minas Gerais)

O município de Cordisburgo está localizado na região centro-norte do Estado e está aproximadamente a 120 km de Belo Horizonte.

Muito visitad

DESTAQUE

Pousada Canto das Águas

LOCALIZAÇÃO: SERRA DO CIPÓ

Pousada Vila Minas

LOCALIZAÇÃO: ITANHANDU

Tauá Hotel & Convention

LOCALIZAÇÃO: CAETÉ

Pousada Catabranca

LOCALIZAÇÃO: ITABIRITO

Pousada Villa da Serra

LOCALIZAÇÃO: BRUMADINHO

GUIA DE HOTÉIS

Procure o hotel ou pousada que deseja por um dos temas ou escolha uma cidade:

DESTINOS MAIS VISITADOS DE MINAS GERAIS

Separamos abaixo alguns destinos incríveis que podem ser sua próxima parada.
Selecione abaixo para conhecer o melhor de cada um: