Minas Gerais  |  A beleza tira o fôlego e a hospitalidade devolve! Siga-nos no facebook

INSTITUTO INHOTIM

Data: 09/11/2013 Créditos:VisiteMinasGerais

O Instituto Inhotim reúne arte contemporânea, meio ambiente e educação em um mesmo local. Com 17 galerias permanentes e 4 para exposições temporárias, são expostas obras de artistas brasileiros e internacionais, de 30 diferentes países. Com uma área de 110 ha de visitação, possui fragmentos florestais e jardins com espécies tropicais raras, possibilitando o desenvolvimento de pesquisas. Em alguns casos a natureza interage com as obras de arte. O Instituto possui o centro de educação e cultura burle Marx, onde esta localizada a biblioteca, ateliês e um teatro com capacidade para 214 espectadores.

Para auxiliar e orientar o visitante, foi criado um programa de visita com horários pré-definidos. Confira os temas de cada visita:

- A visita temática de arte proporciona um encontro entre o educador e o visitante para discussão sobre artistas e obras de arte do acervo. A visita propõe um recorte conceitual das obras em exposição, e pode ter como foco uma galeria, um artista, ou um roteiro específico dentro do parque. Com duração média de 1h, acontece aos sábados, domingos e feriados, às 14h30 e parte da Recepção.

- A visita temática ambiental permite o visitante transitar pelos jardins, conhecer parte da coleção botânica disposta paisagisticamente, além de apreciar os lagos ornamentais, as aves aquáticas e outros elementos que compõem o espaço. Com duração de 1h30, acontece aos sábados, domingos e feriados, às 10h30 (saída da Recepção) e às 14h30 (saída do Tamboril).

- A visita panorâmica proporciona uma visão geral sobre a dinâmica do Inhotim. Ao percorrer uma área do parque, a visita dá ênfase ao projeto paisagístico e às obras dispostas nos jardins. Com duração média de 1h30, a visita panorâmica acontece de terça a domingo e feriados, às 11 e às 14 horas. O ponto de partida é a recepção do Instituto.

- A visita ao Viveiro Educador é um passeio pelo novo espaço de 25 mil metros quadrados com uma conversa e reflexão a partir de plantas de diversas partes do mundo em um espaço destinado à manutenção do acervo botânico, pesquisa científica, conservação e educação ambiental. Com duração média de 1h, a visita ao Viveiro Educador acontece aos sábados e domingos às 11h30 e 15h30, saindo da recepção do Viveiro.

Na gastronomia, o visitante possui opções diferentes que vão de lanches rápidos a pratos mais elaborados. A estrutura é composta pelo Restaurante Tamboril, o Bar do Ganso, o Café do Teatro, o Restaurante Oiticica, além de pizzaria, omeleteria, cachorro-quente e outras lanchonetes.

Dicas para uma visita:

- Para dar mais conforto durante a visita, o parque oferece o serviço de transporte interno (Serviço cobrado à parte).
- Recomenda-se ir com roupas leves e calçados confortáveis para poder fazer longas caminhadas.
- Por ser uma caminhada ao ar livre, utilizar um protetor solar é importante;
- Reserve de 2 a 3 dias para uma visita completa, e para esses casos o Inhotim possui passaportes com preços diferenciados.

No Inhotim, você também vai encontrar as lojas na entrada do Instituto, onde é possível levar para casa itens de decoração, utilitários, livros, brinquedos, peça de cerâmica, vasos, plantas e produtos da culinária típica regional.

CIDADES

BRUMADINHO (Minas Gerais)

Brumadinho faz parte do Circuito Veredas do Paraopeba, sendo uma das cidades mais atrativas da região. É nela que se encontra o Museu de Arte Contempo

DESTAQUE

Tauá Hotel & Convention

LOCALIZAÇÃO: CAETÉ

POUSADA TREM DO IMPERADOR

LOCALIZAÇÃO: TIRADENTES

Pousada Villa da Serra

LOCALIZAÇÃO: BRUMADINHO

Pousada Vila Minas

LOCALIZAÇÃO: ITANHANDU

Pousada Canto das Águas

LOCALIZAÇÃO: SERRA DO CIPÓ

GUIA DE HOTÉIS

Procure o hotel ou pousada que deseja por um dos temas ou escolha uma cidade:

DESTINOS MAIS VISITADOS DE MINAS GERAIS

Separamos abaixo alguns destinos incríveis que podem ser sua próxima parada.
Selecione abaixo para conhecer o melhor de cada um: