Minas Gerais  |  A beleza tira o fôlego e a hospitalidade devolve! Siga-nos no facebook

LAGO DE FURNAS ATINGE MAIS DE 74% DO VOLUME

Data: 04/04/2016 Créditos:Clube Náutico

O cenário visto do Lago de Furnas este ano é bem diferente de 2015. O volume de água aumenta a cada dia e, hoje, o reservatório de Furnas já está com 74,75% de sua capacidade, conforme dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

Diversos fatores têm contribuído para a volta do Lago de Furnas, como as chuvas que caíram nos últimos meses e a normalização do abastecimento de água em Minas Gerais e outros estados, uma vez que a falta de água estava impactando e sobrecarregando a represa de Furnas.

As consequências desse aumento no volume de água são visíveis, com reflexos na economia, no turismo, na navegação e em diversos aspectos. Segundo o supervisor de Turismo da Prefeitura de Formiga, João Evangelista de Assis Chagas, essa situação tem trazido diversas melhorias e alguns projetos estão em andamento para fomentar ainda mais a atividade turística na região.

"Vejo com entusiasmo a volta do lago, que já está impactando positivamente o turismo e a economia do município. O setor imobiliário já contabiliza resultados positivos, porque compradores que postergavam compra, por medo de a água não voltar, já estão fechando negócios. A navegação que, mesmo com a baixa, estava operando, melhorou significativamente".

O presidente do Clube Náutico Formiguense, situado no Balneário Furnastur, também valoriza a volta do Lago de Furnas para o aumento do turismo na região.

"É crescente o número de turistas com a volta do Lago de Furnas a sua capacidade normal. Apesar de termos desenvolvido ao longo dos anos atividades e eventos paralelos ao Lago, o que reduziu em partes os impactos econômicos da seca, é inegável que a volta da água traz não somente um impacto visual, mas também um enorme impacto econômico. Mesmo na crise financeira que nosso país vem vivendo nossas perspectivas são as melhores e estamos muito animados com isso".

Com o Lago de Furnas em sua capacidade normal, os turistas se tornam mais assíduos, as casas na região do balneário e condomínios são mais frequentadas, os clubes náuticos ficam mais movimentados, aquece o comércio local em diversos segmentos e a navegação torna-se uma atividade constante.

Segundo o Histórico do Volume Útil dos Principais Reservatórios do ONS, em janeiro do ano passado, os dados registrados eram de 9,46%; em janeiro deste ano saltou para 50,20%, um aumento de 430,66%. Em fevereiro de 2015, eram 12,86% e, em fevereiro de 2016, subiu para 62,12%, um aumento de 383,05%. O mês de março do ano passado fechou com 21,64%, março deste ano ainda não está fechado, mas, pela proporção, o aumento também será bastante considerável.

De acordo com o Boletim Semanal da Operação, na seção que mostra a Situação dos Principais Reservatórios de Acumulação, Furnas registrou, no período de 19 a 25 de março, 764,49 metros, ou seja, 72,73% de volume útil. Já na última quarta-feira, dia 30, o reservatório chegou a 764,77 metros, o que representa 74,75% de volume útil. O Lago de Furnas já superou a cota mínima que é de 762 metros, nível mínimo para que as atividades econômicas ligadas ao lago não sofram prejuízos. O nível de água é superior a cinco vezes em comparação com 2015.

CIDADES

FORMIGA (Minas Gerais)

Localizada no centro-oeste do estado, a 200 km de Belo Horizonte, Formiga é a primeira cidade do Lago de Furnas. O nome do município surgiu de uma his

DESTAQUE

Pousada Catabranca

LOCALIZAÇÃO: ITABIRITO

Tauá Hotel & Convention

LOCALIZAÇÃO: CAETÉ

Pousada Vila Minas

LOCALIZAÇÃO: ITANHANDU

Pousada Canto das Águas

LOCALIZAÇÃO: SERRA DO CIPÓ

Inconfidência Mineira

LOCALIZAÇÃO: OURO PRETO

GUIA DE HOTÉIS

Procure o hotel ou pousada que deseja por um dos temas ou escolha uma cidade:

DESTINOS MAIS VISITADOS DE MINAS GERAIS

Separamos abaixo alguns destinos incríveis que podem ser sua próxima parada.
Selecione abaixo para conhecer o melhor de cada um: