Minas Gerais  |  A beleza tira o fôlego e a hospitalidade devolve! Siga-nos no facebook

PARQUE DAS ÁGUAS DE LAMBARI

Data: 17/07/2014 Créditos:VisiteMinasGerais

De acordo com historiadores, as nascentes de água gasosa teriam sido descobertas no início da década de 1780, por um grupo de caçadores, após a derrubada da mata que cobria o local. Há também o relato de que as nascentes teriam sido descobertas por um homem chamado Tancredo que era um capataz de uma fazenda localizada na cidade de Campanha, enquanto ele cavalgava. Ele provou da água com sabor diferente e resolveu levar um pouco para sua noiva Cecília, que estava muito doente, que bebeu da água e segundo relatos, apresentou considerável melhora. O pai de Cecília ficou animado com o acontecimento e resolveu tratar a filha com a tal água durante vinte dias, alcançando assim a cura completa. Após o acontecimento, ele pediu autorização ao proprietário das terras, e em forma de agradecimento ele construiu uma capela denominada de Nossa Senhora da Saúde, onde foi realizado o casamento de Cecília e Tancredo, que viveram felizes até o fim de seus dias.

O primeiro trabalho médico de que se teve notícia mencionando as águas minerais de Lambari foi um estudo de Dr. Manoel da Silveira Rodrigues, surgido entre os anos de 1816 e 1826, no Rio de Janeiro, onde são assinaladas as propriedades e indicações das fontes.

A água é composta de ácido carbônico, devido à bacia hidrográfica de Lambari, que é rica em sais alcalinos. Quando em contato com a água, esses elementos produzem o gás que a caracteriza, e brota rica como nenhuma outra com seus princípios minerais e radioativos. O seu uso deve ser orientado por médico local, porque cada tipo de tratamento exige a ingestão da água em quantidade e hora certa.

Essas águas fluidificam a bílis, alcalinizando-a, atuam nas congestões hepáticas, nas cirroses, removem pequenos cálculos renais e vesicais e são indicadas nas cistites e uretrites. Nos banhos de imersão, denominados hidro-carbosos, é indicada na insuficiência cardiocirculatória. Uma consulta a um crenólogo (clínico especialista em tratamento com águas minerais) poderá tirar todas as dúvidas.

As Fontes

Fonte 1 - Gasosa: fortemente gasosa - rins e vias urinárias.

Fonte 2 - Alcalina: menos gasosa, porém o gás é mais dissolvido na água - estômago e intestino.

Fonte 3 - Magnesiana: gasosa, sendo, porém, mais radioativa - fígado e vesícula.

Fonte 4 - Tida como potável, é levemente gasosa e a preferida de muitos visitantes.

Fonte 5 - Ferruginosa, também chamada de fonte Maria: Cientificamente classificada como bicarbonada férrea. Ação vasodilatadora e hipotensiva. Muito pouco utilizada.

Fonte 6 - Picante, também conhecida como fonte Paulina: De ação diurética é indicada nos casos de intoxicações endógena e exógena.

Fonte 7 - Carbogasosa: sua água não é captada. Seu poço fechado encontra-se em frente ao pavilhão principal do Parque das águas. Há controvérsias entre autores e mineralogistas a respeito da quantidade de magnésio nesta água. Porém é comprovado que se trata de água fortemente radioativa, o que segundo crenologistas estimula glândulas endócrinas, especialmente a ovariana. Foi com esta água que a Princesa Isabel se tratou em 1868.

CIDADES

LAMBARI (Minas Gerais)

A origem de Lambari está ligada ao nascimento de outra cidade importante: Campanha. Ao final do século XVII, a região entre o Rio Verde e o Rio Sapuca

  Mais Informações de Lambari      
        

DESTAQUE

Pousada Vila Minas

LOCALIZAÇÃO: ITANHANDU

Pousada Catabranca

LOCALIZAÇÃO: ITABIRITO

Inconfidência Mineira

LOCALIZAÇÃO: OURO PRETO

Pousada Princesa do Vale

LOCALIZAÇÃO: BELO VALE

Pousada Villa da Serra

LOCALIZAÇÃO: BRUMADINHO

GUIA DE HOTÉIS

Procure o hotel ou pousada que deseja por um dos temas ou escolha uma cidade:

DESTINOS MAIS VISITADOS DE MINAS GERAIS

Separamos abaixo alguns destinos incríveis que podem ser sua próxima parada.
Selecione abaixo para conhecer o melhor de cada um:

NOSSOS PARCEIROS

Apoiador Minas Gerais
Apoiador Minas Gerais
Crição de sites BH
as musicas mais tocadas sertanejas
Medico