Minas Gerais  |  A beleza tira o fôlego e a hospitalidade devolve! Siga-nos no facebook

XV FESTIVAL DE CULTURA E GASTRONOMIA DE TIRADENTES

Data: 04/08/2012 Créditos:Emerson Andreta

O evento foi dividido em duas etapas e realizou uma expedição que percorreu 51 cidades em 6 estados brasileiros para desvendar a identidade gastronômica do país

A 15ª edição do Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes, que este ano foi dividido em duas etapas, tem como tema "Uma viagem pela gastronomia regional", trazendo o universo de sabores de vários estados para as mesas do evento e as ruas da cidade. Para isso, na primeira etapa, foi realizada uma grande expedição que desvendou a relação entre a gastronomia e o modo de fazer, de criar e de viver o povo brasileiro. A segunda etapa será realizada tradicionalmente no final de agosto, do dia 24 a 2 de setembro.

Em 2012, uma equipe de pesquisadores percorreu 51 cidades em seis estados: Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco, Ceará, Amazonas e Rio Grande do Norte, num total de 18.194 quilômetros. Em 2013, será a vez dos estados do Paraná, Goiás, Mato Grosso, Rio Grande do Sul, São Paulo e Bahia.

O objetivo da Expedição é realizar um mapeamento das cadeias produtivas e revelar a riqueza da gastronomia brasileira e seu potencial econômico, mostrando toda a cadeia gastronômica: produto / produtor / centro de distribuição (mercados, feiras, supermercados, restaurantes, etc. ) / consumidor final .

Através desse trabalho, será possível descobrir porque as condições favoráveis de clima, solo e tradição de um local, favorecem o surgimento de diversos produtos e o desenvolvimento de uma região, uma cidade, um estado e um país.

Dessa forma, a expedição irá conferir de perto a história, tradições e dedicação dos produtores, além de provar receitas únicas que compõem o patrimônio gastronômico nacional. O material coletado nas viagens será publicado em um livro com texto da jornalista e especialista em gastronomia Guta Chaves. A pesquisa foi documentada em fotos, vídeos e diários de bordo e o conteúdo está disponível no site www.gastronomiatiradentes.com.br.

O Festival

O 15º Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes acontece entre os dias 24 de agosto e 2 de setembro e segue o modelo dos anos anteriores, com grandes atrações. Durante dez dias, a cidade de Tiradentes entra no clima do evento, que se divide entre os disputados festins - jantares especiais preparados por chefs brasileiros e internacionais, que acontecem às sextas e sábados - e atividades gratuitas como cursos, workshops, degustações, shows, exposições e teatro. Os restaurantes, considerados os melhores de comidas típicas de Minas Gerais, também preparam pratos especiais em comemoração ao evento.

A gastronomia regional será o grande destaque da 15ª edição do Festival. Nos festins, dois chefs, um de cada estado visitado pela expedição, irão preparar em conjunto um menu especial para cada jantar. Pernambuco e Amazonas serão representados pelos chefs André Saburó (Taberna Japonesa Quina do Futuro) e Felipe Schaedler (O Banzeiro); Rio de Janeiro e Ceará, por Kátia Barbosa (Aconchego Carioca) e Marco Gil (Sah); Minas Gerais e Rio Grande do Norte, por Ivo Faria (Vechio Sogno) e Tadeu Lubambo (Camamo).

Como de costume, o Festival também promove o intercâmbio entre chefs e, dessa vez, foi buscar o melhor da alta gastronomia na América Latina, baseadas nas peculiaridades da culinária local. Participam do evento chefs do Chile, Venezuela e Peru: Matias Palomo (Sukalde) e Tomás Olivera (Restaurant Casamar) de Santiago; Sumito Estévez (Sumito) e Nelson Méndez (Biarritz) de Caracas e Diego Muñoz (Astrid & Gastón) e Virgilio Martínez (Central Restaurant), de Lima.

Outro grande destaque é o chef espanhol Jordi Roca, do Restaurante El Celler de Can Roca em Girona, Catalunha, na Espanha, eleito o segundo melhor restaurante do mundo pela revista britânica "Restaurant". Designado "o confeiteiro", Roca produz uma gastronomia de sentidos e é especialista em fixar aromas nas comidas, a chamada "cozinha da fumaça". Além da fama, o chef é um estudioso de terroir e um grande admirador da gastronomia autêntica, produzida de forma singular em cada canto do mundo.

CIDADES

TIRADENTES (Minas Gerais)

Uma das cidades mais importantes do estado, Tiradentes consegue reunir todos os elementos que representam Minas Gerais, através da história, cultura,

DESTAQUE

Pousada Canto das Águas

LOCALIZAÇÃO: SERRA DO CIPÓ

Pousada Catabranca

LOCALIZAÇÃO: ITABIRITO

POUSADA TREM DO IMPERADOR

LOCALIZAÇÃO: TIRADENTES

Pousada Vila Minas

LOCALIZAÇÃO: ITANHANDU

Inconfidência Mineira

LOCALIZAÇÃO: OURO PRETO

GUIA DE HOTÉIS

Procure o hotel ou pousada que deseja por um dos temas ou escolha uma cidade:

DESTINOS MAIS VISITADOS DE MINAS GERAIS

Separamos abaixo alguns destinos incríveis que podem ser sua próxima parada.
Selecione abaixo para conhecer o melhor de cada um: