Com apenas 70 pessoas - pescadores com suas famílias que subsistiam exclusivamente da pesca - Pirapora foi fundada em 03 de Abril de 1847 e anexada ao distrito de Curvelo em 14 de maio de 1853 com o nome de São Gonçalo de Pirapora.
Em 30 de agosto de 1911 a lei estadual 556 criou o município de Pirapora e em 1º de Junho de 1912 foi instalado oficialmente o município de Pirapora, data esta que é comemorado o aniversário da cidade.
Com aproximadamente 56 mil habitantes nos dias de hoje e à 340 km de Belo Horizonte, Pirapora é cortada pelo Rio São Francisco, possui um clima quente e temperatura média acima de 23ºC, proporcionando um verdadeiro clima praiano. É considerado pólo turístico do Norte de Minas, o que atrai grande número de turistas à cidade ao longo do ano.
Principais atrativos: Cruzeiro abordo do Vapor Benjamim Guimarães, A Ponte Marechal Hermes, A Cachoeira, o Balneário das Duchas, Ilha do Peixe e a Praia do Areão, O Museu do São Francisco, A Casa dos Carranqueiros e o artesanato, O Complexo Arquitetônico da Estação Ferroviária, A Praça dos Cariris, O Mercado Municipal, Esportes Radicais, Eventos Culturais e Esportivos.