Localizada a 318 Km de Belo Horizonte, Varginha fica na porta de entrada do circuito do Lago de Furnas. Está estrategicamente situada na metade do caminho entre São Paulo e Belo Horizonte. Ficou mundialmente conhecida em janeiro de 1996, quando duas irmãs viram uma criatura humanóide, o que mobilizou ufólogos, autoridades e atraiu curiosos.
Varginha também é movimentada pelos moradores da região, que buscam serviços que não encontram em suas cidades de origem. Varginha está a 300 Km do Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte, o que facilita o escoamento de sua produção de café e outros produtos através de sua estação aduaneira, único porto seco do sul de Minas.
A cidade era um caminho de bandeirantes na estrada que ligava Três Pontas a Campanha. No local do atual centro comercial, havia uma capela ao redor da qual foram erguidas diversas casas para repouso de viajantes, por volta de 1763. Em 1806, o povoado recebeu o nome de Catanduvas e em 1807, tornou-se Espírito Santo das Catanduvas, nome que faz uma homenagem ao padroeiro da cidade. Em 1850, foi elevado à freguesia, com o nome de Varginha, e à categoria de cidade em 1882.
Como principais atrativos turísticos podemos destacar o Zoológico Municipal de Varginha, que é um dos mais importantes do Sul de Minas, e os Parques Centenário e Novo Horizonte, onde a população possui muitas opções de lazer como pescaria, passeio de pedalinho e playground para crianças.