O interesse pela literatura de temas históricos transcende cada vez mais os meios acadêmicos e atrai amplos segmentos da sociedade. Como as feiras literárias que encantam o país, a exemplo da Flip de Paraty, o Festival de História de Diamantina nasceu esbanjando vitalidade e energia, propiciando um inédito e produtivo congraçamento de autores, historiadores e jornalistas com o grande público brasileiro.
A segunda edição em 2013, a realizar-se entre os dias 19 e 22 de setembro de 2013, é agora apresentada pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. Outra novidade é que o formato de convergências foi aperfeiçoado, para garantir a ampla participação do público nas diversas atividades.
Na Tenda da História, consagrado como espaço principal do Festival de História, a tenda, localizada na Praça Doutor Prado, antiga Praça da Cavalhada Velha do Arraial do Tijuco, irá abrigar as principais mesas-redondas e conferências do fHist. No velho mercado dos tropeiros, hoje centro cultural, constituiu outro espaço nobre.
No 2º fHist, o espaço oferecerá uma programação diversificada, onde os autores convidados poderão prosear com o público. Já o mercado velho abrigará novamente a Feira de Livros do Festival, um aconchegante auditório para o lançamento de livros e um espaço de alimentação e lazer para participantes e autores convidados. Teremos também no antigo Teatro Santa Izabel, hoje moderno espaço das artes cênicas e do cinema, será ainda palco das oficinas de História. Serão 3 bate-papos com autores, 2 oficinas e 3 sessões de cinema no teatro. Como em 2011, o 2º fHist oferecerá gratuitamente uma diversificada programação cultural em praças e igrejas da cidade que é reconhecida pela sua musicalidade de seu povo. A programação contempla a Vesperata, concertos e shows.
Bem vindo ao 2º fHist e até setembro de 2013 em Diamantina!
Mais informações:
www.festivaldehistoria.com.br/