Minas Gerais  |  A beleza tira o fôlego e a hospitalidade devolve! Siga-nos no facebook

3º FESTIVAL DE GASTRONOMIA E CULTURA DA ROÇA - GONÇALVES - MG

Data: 01/10/2013 Créditos:Festival

A cidade de Gonçalves está promovendo o 3º Festival de Gastronomia e Cultura da Roça, que ocorrerá no período de 26 a 27 de outubro e 02 a 03 de novembro, 2013. O Departamento de Turismo em conjunto com o COMTUR propôs o seguinte mote de inspiração para o preparo dos pratos: "uai, nós temos banana tamém". O tema foi recebido pelos estabelecimentos locais com muita criatividade, com participação de oito restaurantes, seis cafeterias e afins, dois empórios, quituteiras, choperias e cachaçarias.

O Formato

Os restaurantes participantes estarão oferecendo seus respectivos pratos em suas próprias casas e em dias específicos, conforme programação, estarão servindo também na praça montada especialmente para esse evento, chamada Praça dos "Sabores e Saberes". Essa montagem inclui fogão à lenha e forno caipira. Os comensais poderão escolher por comprar 1 prato específico ou comprar um passaporte com 5 pratos-degustação, podendo degustar em 5 dos restaurantes participantes. No local também ocorrerão eventos culturais como oficinas para adultos e crianças e shows para entreter a todos. Para deixar claro que se trata de cultura da roça, o evento é apoiado amplamente pelos agricultores de banana e artesãos locais.

As Instalações

A estrutura local contará com barracas para cada restaurante, mesas internas e externas, e banheiros. A prefeitura montará uma tenda na frente do Clube Recreativo, onde estarão as barracas, para maior conforto dos comensais.

Por que comida da roça

Embora recentemente o Turismo esteja em crescente movimento no município, as tradições e vida rural são a tônica e ainda se mantêm preservados. Para que não perca essa identidade com o desenvolvimento inevitável, e para que essa identidade seja sempre valorizada pelos nativos e gonçalvenses de coração, o 3º Festival de Gastronomia conta apenas com os restaurantes locais, que apresentarão sua visão particular do que é culinária de roça. Para promover a integração entre os locais e turistas, os preços praticados na praça serão distintos e populares.

Restaurantes Participantes

Ao Pé da Pedra - prato na praça: Toque de banana (polenta frita de banana, bolinho de batata e banana acompanhados de arroz, feijão e linguiça). No restaurante o buffet será acompanhado de salada fresquinha.

Dona Vilma - prato na praça: Carne de lata com virado de banana (carne de porco com virado de banana acompanhado de arroz e tutu de feijão). No restaurante o buffet será acompanhado de salada fresquinha.

Janelas com Tramela - prato na praça: Arrumadinho de banana (chips de banana, bolinho de arroz, feijão e banana, tempurá de banana com molho de iogurte, gengibre e limão). O prato estará disponível no cardápio da casa.

Mantiqueira - prato na praça: Truta com farofa de banana. No restaurante o prato terá acompanhamento completo.

Rosa Madeira - prato na praça: Ravioli de banana da terra caramelizada com ragu de rabada. Estará disponível normalmente no cardápio da casa.

Sauá - prato na praça: Costelinha de Porco ao Molho de Goiabada com Couve Refogada e Banana em Crosta de Castanha do Pará. No restaurante será servido com uma entrada de Mix de Folhas Orgânicas com Feijão Fradinho, Queijo Minas da Roça, Tomate e Chips de Banana com Geleia de Manjericão e sobremesa Bombocado de Tapioca com Bananada Ligeira.

Três Irmãs - prato na praça: Mineiro com tudo (bolinho de banana e legumes acompanhado de carne de porco, arroz, tutu de feijão e couve). O restaurante servirá no seu buffet o bolinho de banana acrescido de salada fresquinha.

Zé Ovidio - prato na praça: Pernil com farofa de banana (pernil assado com farofa de banana acompanhado de arroz, bolinho de arroz, feijão). No restaurante, o buffet é acompanhado de salada fresquinha.

Cafeterias e Afins

A Senhora das Especiarias Arte Café - na praça: sobremesas com sorvetes e caldas especiais feitas com os produtos da casa com destaque para Carmem Miranda (banana da terra grelhada, sorvete de cappuccino e calda de iogurte com geleia de cravo e canela), além de cafezinhos e chás diferenciados.

Forneria da Roça - na praça: Cestinha de pernil desfiado com purê de banana e redução de maracujá. Também oferecerá caipirinhas.

Libertas Pão & Circo - na praça: Thai Mineiro (porção de bolinho de fubá salgado com banana, meia-cura e curry acompanhado de molho de iogurte picante) e caipirinhas adoçadas com geleias.

Parada Obrigatória - na praça: panqueca de banana e de outros sabores, além de açaí

Pastelaria do Mané - na praça: Pastel de banana com sorvete e outros pasteis doces e salgados.

Quero-Quero - Cuca de banana polvilhada com açúcar e canela. E caipirinhas de frutas vermelhas, maracujá e limão.

Empórios

Feira Orgânica - produtores rurais que cultivam de forma agroecológica e preparam geleias, manteigas, queijos, broas, cucas, verduras e frutas estarão comercializando no local.

Agricultura Familiar - pequenos produtores rurais trazem o resultado de seu trabalho, dentre os quais queijos, doces, biscoitos ou insumos tais como ovos, verduras e frutas para ser comercializado na praça.

Quituteiras

d. Dita - tradicional quituteira, prepara biscoito de polvilho, roscas, pães de queijo e outras delícias, sempre assados na fornalha caipira, à lenha.

Nilda e Carla - Pastel de angu com recheio de banana (pastel de fubá com recheio de carne moída e umbigo de banana), as quituteiras oferecerão também pastéis de outros sabores.

Roberta - tortas de banana e de chocolate, com receitas de família.
Virgínia - Bananacombina.com - trabalho inovador com a banana em todas as suas formas possíveis, desde a biomassa da banana verde até o coração. Comercializará seus quitutes na praça.

CIDADES

GONÇALVES (Minas Gerais)

Apropriada para descansar e curtir a natureza Gonçalves esta localizada ao sul minas a 478 km de Belo Horizonte. Pra quem gosta de esportes radicais e

  Mais Informações de Gonçalves      
        

DESTAQUE

Pousada Villa da Serra

LOCALIZAÇÃO: BRUMADINHO

Pousada Catabranca

LOCALIZAÇÃO: ITABIRITO

Pousada Vila Minas

LOCALIZAÇÃO: ITANHANDU

Tauá Hotel & Convention

LOCALIZAÇÃO: CAETÉ

Inconfidência Mineira

LOCALIZAÇÃO: OURO PRETO

GUIA DE HOTÉIS

Procure o hotel ou pousada que deseja por um dos temas ou escolha uma cidade:

DESTINOS MAIS VISITADOS DE MINAS GERAIS

Separamos abaixo alguns destinos incríveis que podem ser sua próxima parada.
Selecione abaixo para conhecer o melhor de cada um: