A programação cultural do Cercult "Centro de Referência da Cultura e Turismo de Sabará" (CERCULT), para incrementar o turismo na cidade e gerar renda, já começou no dia 22 com a Mostra Sabará de Gastronomia harmonizando arte e cultura. E agora iniciou o projeto "Avarandado" com um reconhecido chef da própria cidade na produção de um cardápio exclusivo num dos casarões históricos.
A partir desta sexta e nas próximas (29/05 e 05/02) acontecerá a mostra gastronômica de pratos típicos sabarenses e a apresentação musical de grupos e artistas da região, no largo Jogo da bola, Centro Histórico. O evento começa a partir das 20h30 e o cardápio será Linguiça com molho de jabuticaba; Escondidinho de frango; Escondidinho de carne seca com ora-pro-nobis e Lasanha de ora-pro-nobis, servidos em porções.
Segundo a diretora cultural do Cercult Milsane de Paula, a proposta é criar espaços alternativos culturais e gastronômicos com a participação de músicos e artesãos locais. "Fizemos um projeto piloto no início deste mês que foi um sucesso. Agora, começa a programação oficialmente", afirma.
A mistura da culinária com a arte sabarense também é o ingrediente principal do programa "Avarandado" que acontecerá nos próximos (30/01 e 06/02). O cenário escolhido para a exposição e jantar é o Sobrado Colonial na pousada Solar dos Sepúlveda, ponto de visita obrigatória dos turistas pela arquitetura e história. O menu terá como entrada as torradas com pasta de ora-pro-nobis e queijo minas; o prato principal será o suculento filé ao molho de jabuticaba e massa ao molho branco de ora-pro-nobis e, para fechar esse festival gastronômico, a sobremesa será ambrosia com doce do Juca Doceiro.
A mobilização da população começou em novembro com o lançamento da ONG Cercult. A proposta surgiu do amor incondicional da publicitária Milsane pela cultura genuinamente sabarense. O objetivo é fomentar as atividades turísticas com uma programação diversificada de produtos e serviços típicos e de qualidade.
Segundo Milsane, querem resgatar e valorizar a cultura sabarense a partir da criação, implementação e desenvolvimento de programas e ações culturais para ampliar o número de turistas. A ONG está formando multiplicadores dentro da própria comunidade para auxiliar nos quatro pilares de sustentação do projeto Sabará 2014: História, Cultura, Gastronomia e Infra-estrutura.
O projeto é formado pelos programas "Avarandado" com cursos e festivais gastronômicos no Centro Histórico; "Sabará de Cara Nova" com a revitalização de imóveis históricos e a despoluição visual das ruas e praças; "Sabará Hospitaleira" com uma rica e diversificada programação de atividades culturais com sessões de cinema nos pontos turísticos e ensaios das tradicionais escolas de samba, entre outras ações, inclusive incluindo esportes.