A Gruta Rei do Mato está localizada a apenas 6 quilômetros do centro de Sete Lagoas, às margens da BR-040, possui fácil acesso para seus visitantes e ótima infra-estrutura. A caverna está divida em 4 salões: o salão da Couve - Flor, o salão dos Blocos Desabados, o salão do Poço dos Desejos e o salão do Poço das Raridades. Esse último realmente merecedor do nome, pois apresenta duas grandes colunas que se estendem do chão ao teto, com uma altura de 20m e diâmetro médio de 20 a 30 cm, além de contar também com vários helictites, pequenas estruturas de formato retorcido ou espiralado, formação rara na região.
Pinturas rupestres, feitas com sangue e gordura vegetal, de seis mil anos atrás, foram encontradas na Grutinha, anexo da Rei do Mato. Também foram descobertas ferramentas indígenas petrificadas, em perfeito estado, que hoje estão em laboratórios de estudos científicos. A Grutinha expõe, também, uma réplica do Xenorhinotherium bahienses, animal herbívoro que habitou Minas, Bahia e sul de São Paulo, há cerca de seis mil anos.
A gruta passou a ser visitada turisticamente em 1988 e em 2010 o IEF assumiu a proteção e preservação da gruta e da área em torno da mesma, passando então a ser denominada toda a região de Monumento Natural Estadual Gruta Rei do Mato. Dessa forma a SELTUR ficou com a administração financeira e turística especificamente da Gruta e o IEF de todo o monumento.
Quem pretende visitar a Gruta Rei do Mato deve se preparar para um espetáculo gracioso e harmonioso da natureza.
INFORMAÇÕES E AGENDAMENTO DE GRUPOS
Telefones: +55 (31) 3771-5258 / 3773-0888 / 3773-6465
Endereço: Rodovia BR 040, km 472 - trevo de acesso a Sete Lagoas (MG)