Minas Gerais  |  A beleza tira o fôlego e a hospitalidade devolve! Siga-nos no facebook

GRUTA REI DO MATO EM SETE LAGOAS

Data: 25/01/2011 Créditos:Equipe VisiteMinasGerais

A Gruta Rei do Mato está localizada a apenas 6 quilômetros do centro de Sete Lagoas, às margens da BR-040, possui fácil acesso para seus visitantes e ótima infra-estrutura. A caverna está divida em 4 salões: o salão da Couve - Flor, o salão dos Blocos Desabados, o salão do Poço dos Desejos e o salão do Poço das Raridades. Esse último realmente merecedor do nome, pois apresenta duas grandes colunas que se estendem do chão ao teto, com uma altura de 20m e diâmetro médio de 20 a 30 cm, além de contar também com vários helictites, pequenas estruturas de formato retorcido ou espiralado, formação rara na região.

Pinturas rupestres, feitas com sangue e gordura vegetal, de seis mil anos atrás, foram encontradas na Grutinha, anexo da Rei do Mato. Também foram descobertas ferramentas indígenas petrificadas, em perfeito estado, que hoje estão em laboratórios de estudos científicos. A Grutinha expõe, também, uma réplica do Xenorhinotherium bahienses, animal herbívoro que habitou Minas, Bahia e sul de São Paulo, há cerca de seis mil anos.

A gruta passou a ser visitada turisticamente em 1988 e em 2010 o IEF assumiu a proteção e preservação da gruta e da área em torno da mesma, passando então a ser denominada toda a região de Monumento Natural Estadual Gruta Rei do Mato. Dessa forma a SELTUR ficou com a administração financeira e turística especificamente da Gruta e o IEF de todo o monumento.

Quem pretende visitar a Gruta Rei do Mato deve se preparar para um espetáculo gracioso e harmonioso da natureza.

INFORMAÇÕES E AGENDAMENTO DE GRUPOS
Telefones: +55 (31) 3771-5258 / 3773-0888 / 3773-6465
Endereço: Rodovia BR 040, km 472 - trevo de acesso a Sete Lagoas (MG)




CIDADES

SETE LAGOAS (Minas Gerais)

Localizada a 70 Km de Belo Horizonte, Sete Lagoas é uma cidade rica em belezas naturais, além de um patrimônio histórico e artístico preservado, com c

DESTAQUE

POUSADA TREM DO IMPERADOR

LOCALIZAÇÃO: TIRADENTES

Pousada Canto das Águas

LOCALIZAÇÃO: SERRA DO CIPÓ

Inconfidência Mineira

LOCALIZAÇÃO: OURO PRETO

Pousada Vila Minas

LOCALIZAÇÃO: ITANHANDU

Pousada Catabranca

LOCALIZAÇÃO: ITABIRITO

GUIA DE HOTÉIS

Procure o hotel ou pousada que deseja por um dos temas ou escolha uma cidade:

DESTINOS MAIS VISITADOS DE MINAS GERAIS

Separamos abaixo alguns destinos incríveis que podem ser sua próxima parada.
Selecione abaixo para conhecer o melhor de cada um: