Minas Gerais das cidades históricas, das montanhas, das estâncias hidrominerais, das grutas, das serestas, das quitandas, das comidas típicas de sabores inigualáveis e tantas outras. Em qualquer uma delas e em todos os 853 municípios do Estado, a característica mais marcante do povo mineiro - a hospitalidade é manifestada nesta época do ano, em que todos se preparam para receber os turistas da estação mais fria e mais aconchegante. O inverno começou oficialmente no último domingo (21) às 2h45, e os principais destinos turísticos já esquentam seus calendários oferecendo festas, eventos e programações especiais para receberem seus visitantes. A Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais elaborou uma sugestão especial de atrativos turísticos, que irão aquecer o inverno no Estado.
A secretária de Estado de Turismo, Érica Drumond, explica que o objetivo é incentivar a visitação dos destinos turísticos mineiros. "Julho além de ser alta temporada, tem as férias escolares e clima típico de inverno é um diferencial para Minas Gerais. O Estado que é coberto de montanhas, parques estaduais bem estruturados, cidades históricas, cultura, farta programação cultural e rica gastronomia, se torna um destino turístico ainda mais charmoso", avalia.
Destino mineiro é atração à parte no inverno
Monte Verde, distrito do município de Camanducaia, no Sul de Minas, está entre as localidades mais frias do Estado e é considerada uma atração à parte. Os restaurantes e casas de chá e de chocolates fazem do local um verdadeiro paraíso gastronômico.
Em 2008, o distrito localizado entre os grandes centros urbanos de Belo Horizonte e São Paulo, foi eleito o melhor destino de inverno do Brasil com 44% dos votos em eleição do site Viaje Aqui, promovida pelo Guia Quatro Rodas. Este ano, a região já chegou a registrar -3ºc.
Situado em um vale no alto da Serra da Mantiqueira, Monte Verde é famoso por oferecer todo o conforto e infraestrutura de outros destinos consagrados de inverno no país, tendo a particularidade de manter a tranquilidade de uma pequena vila. O município fica a 495 Km de Belo Horizonte e a 125 Km de São Paulo.
Para mais informações:
Monte Verde
Gastronomia que não dá pra explicar
A culinária, incrementada por temperos e sabores, regados por causos e aperitivos, é típica de Minas Gerais. É na cozinha, em meio ao calor do fogo e ao calor humano, que o mineiro, com a costumeira hospitalidade, recebe suas visitas.
E é no inverno que a gastronomia mineira revela seus mais incríveis sabores. Canjica, caldos, quentão, frango ao molho pardo, pastel de angu, leitão à pururuca, galinhada, carne de sol, peixada, doces caseiros, queijos e café adoçado com rapadura e claro o famoso pão de queijo.
O Estado possui uma infinidade de receitas que agradam aos mais exigentes paladares. Os ingredientes são produtos da terra, como o milho, a pimenta, quiabo, feijão, couve, acompanhados das mais variadas carnes. Entremeio a tudo isso, a legítima cachaça artesanal mineira ou um belo vinho para esquentar.