Minas Gerais  |  A beleza tira o fôlego e a hospitalidade devolve! Siga-nos no facebook

INVERNO EM MINAS GERAIS

Data: 25/06/2009 Créditos:Secretaria de Turismo de Minas Gerais

Minas Gerais das cidades históricas, das montanhas, das estâncias hidrominerais, das grutas, das serestas, das quitandas, das comidas típicas de sabores inigualáveis e tantas outras. Em qualquer uma delas e em todos os 853 municípios do Estado, a característica mais marcante do povo mineiro - a hospitalidade é manifestada nesta época do ano, em que todos se preparam para receber os turistas da estação mais fria e mais aconchegante. O inverno começou oficialmente no último domingo (21) às 2h45, e os principais destinos turísticos já esquentam seus calendários oferecendo festas, eventos e programações especiais para receberem seus visitantes. A Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais elaborou uma sugestão especial de atrativos turísticos, que irão aquecer o inverno no Estado.

A secretária de Estado de Turismo, Érica Drumond, explica que o objetivo é incentivar a visitação dos destinos turísticos mineiros. "Julho além de ser alta temporada, tem as férias escolares e clima típico de inverno é um diferencial para Minas Gerais. O Estado que é coberto de montanhas, parques estaduais bem estruturados, cidades históricas, cultura, farta programação cultural e rica gastronomia, se torna um destino turístico ainda mais charmoso", avalia.

Destino mineiro é atração à parte no inverno

Monte Verde, distrito do município de Camanducaia, no Sul de Minas, está entre as localidades mais frias do Estado e é considerada uma atração à parte. Os restaurantes e casas de chá e de chocolates fazem do local um verdadeiro paraíso gastronômico.

Em 2008, o distrito localizado entre os grandes centros urbanos de Belo Horizonte e São Paulo, foi eleito o melhor destino de inverno do Brasil com 44% dos votos em eleição do site Viaje Aqui, promovida pelo Guia Quatro Rodas. Este ano, a região já chegou a registrar -3ºc.

Situado em um vale no alto da Serra da Mantiqueira, Monte Verde é famoso por oferecer todo o conforto e infraestrutura de outros destinos consagrados de inverno no país, tendo a particularidade de manter a tranquilidade de uma pequena vila. O município fica a 495 Km de Belo Horizonte e a 125 Km de São Paulo.
Para mais informações: Monte Verde

Gastronomia que não dá pra explicar

A culinária, incrementada por temperos e sabores, regados por causos e aperitivos, é típica de Minas Gerais. É na cozinha, em meio ao calor do fogo e ao calor humano, que o mineiro, com a costumeira hospitalidade, recebe suas visitas.

E é no inverno que a gastronomia mineira revela seus mais incríveis sabores. Canjica, caldos, quentão, frango ao molho pardo, pastel de angu, leitão à pururuca, galinhada, carne de sol, peixada, doces caseiros, queijos e café adoçado com rapadura e claro o famoso pão de queijo.
O Estado possui uma infinidade de receitas que agradam aos mais exigentes paladares. Os ingredientes são produtos da terra, como o milho, a pimenta, quiabo, feijão, couve, acompanhados das mais variadas carnes. Entremeio a tudo isso, a legítima cachaça artesanal mineira ou um belo vinho para esquentar.

CIDADES

MONTE VERDE (Minas Gerais)

Situada no alto da Serra da Mantiqueira, sul de Minas, está a encantadora Monte Verde, que pelas baixas temperaturas e clima romântico atrai turistas

DESTAQUE

POUSADA TREM DO IMPERADOR

LOCALIZAÇÃO: TIRADENTES

Pousada Canto das Águas

LOCALIZAÇÃO: SERRA DO CIPÓ

Pousada Vila Minas

LOCALIZAÇÃO: ITANHANDU

Tauá Hotel & Convention

LOCALIZAÇÃO: CAETÉ

Pousada Princesa do Vale

LOCALIZAÇÃO: BELO VALE

GUIA DE HOTÉIS

Procure o hotel ou pousada que deseja por um dos temas ou escolha uma cidade:

DESTINOS MAIS VISITADOS DE MINAS GERAIS

Separamos abaixo alguns destinos incríveis que podem ser sua próxima parada.
Selecione abaixo para conhecer o melhor de cada um: