O Observatório Astronômico de Ouro Preto foi criado no fim do século XIX e é um dos mais antigos observatórios astronômicos do país e o mais antigo de Minas Gerais. Ele foi criado para auxiliar no ensino da disciplina Astronomia e Geodésia no final da década de 70 e possui um acervo único no Brasil e é o mais rico em material didático da América Latina.
Você encontra no Observatório Astronômico dois telescópios refratores equatoriais, cada um com sua cúpula, fabricado provavelmente na Alemanha. Por volta de 1974 o observatório passou por uma completa reforma e o prof. Bernardo Riedel foi convocado para ajudar.
O telescópio maior, um refrator Gustav Heyde da Alemanha, era de 175 mm de diâmetro e foi substituída por uma de 200 mm da firma francesa CLAVÉ. O mesmo aconteceu com as antigas oculares de Huygens, ela foi substituída por novas e modernas do tipo Plossl, também da CLAVÉ. O telescópio menor é um refrator MAILHAT da França, ela tem 100 mm de abertura, e é provavelmente o mais antigo de Minas Gerais.
O Observatório coloca à disposição do público em geral um dos mais valiosos acervos científicos do Brasil, e permite uma viagem inesquecível pelo o universo cheio de estrelas, planetas, aglomerados e nebulosos.
Mais informações:
Organizadores: Sociedade de Estudos Astronômicos de Ouro Preto - SEAOP
Campus Universitário do Morro do Cruzeiro - s/n
Telefone: +55 (31) 3559-1597
E-mail: museu@ufop.br
Site: www.museu.ufop.br
Endereço: Praça Tiradentes, Nº. 20 - Centro,
Período de funcionamento: 1º de março a 30 de junho e 1º de agosto a 31 de dezembro. Aos sábados, de 20h às 22h.
Não há taxa de visitação.
Foto: Gracy Lapor.