Estudantes e turistas começam a entender a história da cidade assim que pisam na Praça Tiradentes, o epicentro da antiga Vila Rica. Depois a visita ao imponente Museu da Inconfidência, que explica o desenvolvimento da cidade, com grandes ladeiras de paralelepípedo que dá caminho a um dos mais belos conjuntos arquitetônicos do Brasil, que em 1980 foi tombado como Primeiro Patrimônio Cultural do país pela UNESCO. Com igrejas e muitas construções barrocas e rococós moldadas por mestres como Aleijadinho e Ataíde. A cidade abriga também muitas pousadas históricas, feiras de artesanato, e vários festivais que ocorrem durante todo ano.
Atrativos:
Igreja São Francisco de Assis: construída em 1766, possui uma das maiores obras do mestre Ataíde, que levou mais de 10 anos para pinta-lo.
Igreja Nossa Senhora do Carmo: um dos últimos projetos do pai de Aleijadinho. Além dele Ataíde também teve sua arte mostrada, no dourado da porta, do lavabo da sacristia e dos altares laterais. Essa igreja costumava ser frequentada pela aristocracia de Vila Rica.
Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar: no seu interior foram usados mais de 400 kg de ouro, que forram as talhas da nave até a capela-mor. No subsolo da sacristia existe o Museu da Arte Sacra.
Igreja Nossa Senhora dos Rosários dos Pretos: essa igreja era frequentada pelos escravos. Tem formas curvas no exterior, o que foge do estilo das construções do século XVIII. No seu interior altares modestos dedicados aos santos negros.
Museu da inconfidência: instalado no prédio da antiga Casa da Câmara e Cadeia, o museu explora a história da cidade e da inconfidência mineira. A parte mais importante do acervo encontra-se no primeiro andar, onde existem os restos mortais de 16 confidentes.
Trem: o passeio tem inicio na estação onde uma maquete e painéis contam sobre a ferrovia. O trajeto tem 18 km até Mariana com montanhas e cachoeiras.
Mina Su Veloso: antiga propriedade do Coronel José Veloso do Carmo, que chegou a ter mais de 200 escravos. Ela tem 500 metros de extensão mas somente 300m são acessíveis ao público, com salões com poços d´agua e diversas galerias.
Ouro Preto conta ainda com 12 distritos, com pousadas charmosas e restaurantes.
Vale a pena conhecer e se encantar!