Minas Gerais  |  A beleza tira o fôlego e a hospitalidade devolve! Siga-nos no facebook

PROGRAMAÇÃO SEMANA SANTA EM SABARÁ

Data: 23/03/2011 Créditos:Equipe VisiteMinasGerais

A Semana Santa na Cidade de Sabará é uma das mais tradicionais do país. Casarões centenários emprestam sobriedade e beleza para ser cenário de procissões e cerimônias seculares.

Refletindo sobre as dores de Nossa Senhora a comunidade sabarense se prepara para a semana maior da cristandade. O Setenário das Dores de 10 a 16 de abril, propõe que voltemos o nosso foco para o os difíceis momentos vividos pela mãe de Jesus.

No domingo (17/04) logo pela manhã, bem cedinho os ramos são benzidos pela igreja e procissões saem das igrejas de N. Sa da Conceição e de São Francisco com destino ao adro da igreja do Carmo onde é celebrada a missa de Ramos e da Paixão, às 8 h.

Segunda-Feira Santa ofícios quaresmais acontecem a partir das 07h na igreja do Rosário. A noite, após missa nas paróquias do Rosário e da Conceição, a recém resgatada procissão do Depósito de N. S. dos Passos percorre as ruas coloniais desta antiga Villa Real.

Momento de grande emoção também ocorre na Terça-Feira Santa quando da realização da procissão e do Sermão do Encontro. Às 19h30 missa nas igrejas do Rosário da qual sai a procissão de N. S. dos Passos e São Francisco de onde sai a procissão com N. Sa. das Dores

Na Quarta - Feira Santa, 15h, acontece a missa dos Enfermos nas igrejas do Carmo e N. Sa. da Conceição. A procissão das Dores sai da igreja Matriz com destino a igreja do Rosário.

Envolta num clima de mistérios, a Quinta-Feira Santa, guarda uma das mais belas tradições e demonstração de fé do povo sabarense.
As 15h na igreja São Francisco acontece a cerimônia denominada Abertura do Sepulcro. Às 20h na igreja Matriz de N. Sa. da Conceição acontece a cerimônia de Lava-Pés e da Instituição da Eucaristia.

Sexta-Feira na igreja do Carmo, depositaria de importantes obras do Mestre Aleijadinho, às 14h temos emocionante Sermão das Sete Palavras e às 15h a Adoração da Cruz, cerimônia comovente e tocante. Às 19h30, a Pça Melo Viana, antigo Largo do Rosário, empresta toda a beleza dos seus monumentos para que estes sirvam de cenário do espetáculo Cenas da Paixão montagem teatral do grupo Cena Aberta.

Logo após, a tradicional Procissão do Enterro percorre as ruas de Sabará acompanhada pela bicentenária Sociedade Musical Santa Cecília, que completa o clima de fé e reflexão.

O sábado ainda carrega um pouco do peso da paixão, o cheiro de velas queimadas e manjericão ainda pode ser sentido aqui e ali. Ás 20h, na Matriz da Conceição solene celebração da vigília Pascal o mesmo acontecendo na igreja de São Francisco porém, às 20h30.

Domingo da Ressurreição, às 08h, missa solene de Páscoa no acho da igreja do Rosário, Pça Melo Viana. Logo após, segue festiva procissão até a Matriz de N. Sa. da Conceição.

CIDADES

SABARÁ (Minas Gerais)

Incluída no Circuito do Ouro a cidade de Sabará está localizada na região metropolitana de Belo Horizonte. Possui um patrimônio histórico de grande im

DESTAQUE

Inconfidência Mineira

LOCALIZAÇÃO: OURO PRETO

Pousada Catabranca

LOCALIZAÇÃO: ITABIRITO

Pousada Villa da Serra

LOCALIZAÇÃO: BRUMADINHO

Pousada Vila Minas

LOCALIZAÇÃO: ITANHANDU

Pousada Canto das Águas

LOCALIZAÇÃO: SERRA DO CIPÓ

GUIA DE HOTÉIS

Procure o hotel ou pousada que deseja por um dos temas ou escolha uma cidade:

DESTINOS MAIS VISITADOS DE MINAS GERAIS

Separamos abaixo alguns destinos incríveis que podem ser sua próxima parada.
Selecione abaixo para conhecer o melhor de cada um: