O evento foi dividido em duas etapas e realizou uma expedição que percorreu 51 cidades em 6 estados brasileiros para desvendar a identidade gastronômica do país
A 15ª edição do Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes, que este ano foi dividido em duas etapas, tem como tema "Uma viagem pela gastronomia regional", trazendo o universo de sabores de vários estados para as mesas do evento e as ruas da cidade. Para isso, na primeira etapa, foi realizada uma grande expedição que desvendou a relação entre a gastronomia e o modo de fazer, de criar e de viver o povo brasileiro. A segunda etapa será realizada tradicionalmente no final de agosto, do dia 24 a 2 de setembro.
Em 2012, uma equipe de pesquisadores percorreu 51 cidades em seis estados: Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco, Ceará, Amazonas e Rio Grande do Norte, num total de 18.194 quilômetros. Em 2013, será a vez dos estados do Paraná, Goiás, Mato Grosso, Rio Grande do Sul, São Paulo e Bahia.
O objetivo da Expedição é realizar um mapeamento das cadeias produtivas e revelar a riqueza da gastronomia brasileira e seu potencial econômico, mostrando toda a cadeia gastronômica: produto / produtor / centro de distribuição (mercados, feiras, supermercados, restaurantes, etc. ) / consumidor final .
Através desse trabalho, será possível descobrir porque as condições favoráveis de clima, solo e tradição de um local, favorecem o surgimento de diversos produtos e o desenvolvimento de uma região, uma cidade, um estado e um país.
Dessa forma, a expedição irá conferir de perto a história, tradições e dedicação dos produtores, além de provar receitas únicas que compõem o patrimônio gastronômico nacional. O material coletado nas viagens será publicado em um livro com texto da jornalista e especialista em gastronomia Guta Chaves. A pesquisa foi documentada em fotos, vídeos e diários de bordo e o conteúdo está disponível no site www.gastronomiatiradentes.com.br.
O Festival
O 15º Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes acontece entre os dias 24 de agosto e 2 de setembro e segue o modelo dos anos anteriores, com grandes atrações. Durante dez dias, a cidade de Tiradentes entra no clima do evento, que se divide entre os disputados festins - jantares especiais preparados por chefs brasileiros e internacionais, que acontecem às sextas e sábados - e atividades gratuitas como cursos, workshops, degustações, shows, exposições e teatro. Os restaurantes, considerados os melhores de comidas típicas de Minas Gerais, também preparam pratos especiais em comemoração ao evento.
A gastronomia regional será o grande destaque da 15ª edição do Festival. Nos festins, dois chefs, um de cada estado visitado pela expedição, irão preparar em conjunto um menu especial para cada jantar. Pernambuco e Amazonas serão representados pelos chefs André Saburó (Taberna Japonesa Quina do Futuro) e Felipe Schaedler (O Banzeiro); Rio de Janeiro e Ceará, por Kátia Barbosa (Aconchego Carioca) e Marco Gil (Sah); Minas Gerais e Rio Grande do Norte, por Ivo Faria (Vechio Sogno) e Tadeu Lubambo (Camamo).
Como de costume, o Festival também promove o intercâmbio entre chefs e, dessa vez, foi buscar o melhor da alta gastronomia na América Latina, baseadas nas peculiaridades da culinária local. Participam do evento chefs do Chile, Venezuela e Peru: Matias Palomo (Sukalde) e Tomás Olivera (Restaurant Casamar) de Santiago; Sumito Estévez (Sumito) e Nelson Méndez (Biarritz) de Caracas e Diego Muñoz (Astrid & Gastón) e Virgilio Martínez (Central Restaurant), de Lima.
Outro grande destaque é o chef espanhol Jordi Roca, do Restaurante El Celler de Can Roca em Girona, Catalunha, na Espanha, eleito o segundo melhor restaurante do mundo pela revista britânica "Restaurant". Designado "o confeiteiro", Roca produz uma gastronomia de sentidos e é especialista em fixar aromas nas comidas, a chamada "cozinha da fumaça". Além da fama, o chef é um estudioso de terroir e um grande admirador da gastronomia autêntica, produzida de forma singular em cada canto do mundo.